Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, agosto 17, 2014

Como votar - Parte II [votos brancos e nulos]


Aqui temos mais uma postagem que nos prepara para as eleições deste ano.


Um assunto que cria muitas divergências entre os leitores é a questão os votos brancos e nulos.

Existem alguns mitos, como por exemplo, de que os votos brancos ou nulos são contabilizados para o candidato que ganha o pleito, atenção isso não é verdade!!!

Porém, ao contrário do que o próprio site da justiça afirma, os votos brancos e nulos influenciam sim no resultado final das eleições.

Um candidato para vencer precisa da maioria dos votos, ou seja, 50% + 1. Sendo assim, os votos são sempre computados como porcentagem, e este resultado é sempre contabilizado de acordo com os votos válidos.

Voto válido é somente aquele que elege alguém, ou partido, ou seja, os votos brancos e nulos não contam na porcentagem final das eleições, isso quer dizer que, o candidato que vence precisa de uma porcentagem menor de votos para ganhar em relação a quantidade de pessoas que foram às urnas.

Esta questão de ser considerado apenas votos válidos, os votos que realmente tem intenção de eleger alguém ou algum partido, descarta possibilidade de anulação das eleições independente da quantidade de votos brancos e nulos, mesmo que mais da metade da população vote em branco ou nulo, serão considerados apenas os votos válidos para eleição.

As eleições só podem ser canceladas em função de fraude da mesma, como eleição de candidatos que não poderiam concorrer por algum impedimento legal não averiguado anteriormente ao dia da votação.

Claro que temos a opção de votar em branco ou anular nosso voto, um grande número desse tipo de voto expressaria o descontentamento da nação com os governos vigentes, porém, teria que ser um movimento articulado, para que o número desses votos fossem imensamente grande, caso contrário não terá valor nenhum, apenas o de abster-se de exercer o voto.

Assistam esse vídeo, está bem explicado aqui: (o chamado do vídeo é bem desrespeitoso, mas o conteúdo do vídeo vale a pena, no que diz respeito a esclarecimento de como funciona o processo eleitoral, no caso de votos brancos e nulos.)






Nenhum comentário:

Postar um comentário