Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, abril 24, 2011

Nossa Páscoa: Jesus Cristo


Neste domingo que já vai findando celebramos a Páscoa de Jesus Cristo, é quando os cristãos comemoram e relembram o fato de seu mestre Jesus Cristo passar (páscoa = passagem) da morte, sofrida na cruz, para a vida, através da ressurreição.

A Páscoa é uma festa móvel do calendário religioso cristão. Para definir a data em que ela cai a cada ano, utiliza-se um sistema de cálculo criado pela Igreja católica. Como regra básica, a Páscoa tem de cair no primeiro domingo após a lua cheia que seguir ao equinócio de primavera no hemisfério norte - geralmente, a 21 de março.

No entanto, a Igreja católica se baseava em projeções sobre os ciclos lunares feitas no início da Idade Média e que já não coincidiam com os movimentos reais do satélite da Terra. Assim a Páscoa depende da chamada "lua cheia eclesiástica".

Sendo assim, esta é a data mais importante do “calendário” cristão, pois a missão de Jesus Cristo só poderia validade se ele vencesse aquilo que o homem não pode vencer: a morte. Abrindo assim a porta da salvação para quem Nele crê.

Contudo, a páscoa não é uma festa originalmente cristã, e sim judaica, já que é celebrada desde a libertação do povo hebreu, que liderado per Moises deixou o jugo da escravidão no Egito e rumou até a terra prometida.

Este alias, é o sentido da páscoa judaica: a libertação do povo que era cativo, mas mesmo no deserto, ou seja, antes de chegar a terra prometida, o povo Hebreu já celebrava a páscoa, relembrando o fato de que o próprio Deus Javé “passou” entre eles e selou aqueles que seriam livres.

De qualquer maneira, os cristão e judeus celebram a passagem, da morte e escravidão para a vida e liberdade, pois só se é verdadeiramente livre em Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário