Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, julho 11, 2014

A sociedade da Copa do Mundo




Muito tem se falado da copa e tudo o que vem ocorrido no país nos últimos dias, mas é necessário lembrar que a copa é de futebol, mas futebol e copa são assuntos distintos.

No que diz respeito a futebol, fomos humilhados, sem duvida, mas, que time nunca foi um dia? Todos sabem que futebol é feito de ciclos, e nosso ciclo vencedor já passou há muito tempo, muito tempo mesmo, nos últimos 30 anos sempre que fomos bem e campeões em alguns torneios foi através de um futebol mediano, e quase sempre contanto com sorte, ou alguns talentos individuais. Se contar que a torcida foi tão mal quanto o time em campo, só vibrava quando aparecia no telão, ou não?


Já a copa do mundo realizada em nosso país começou há muito tempo atrás, teve como marco inicial a eleição do país para sediar o evento, em eleição com único concorrente (oi?), fomos, obviamente, escolhidos para tal.

Então muito se falou sobre superfaturamentos, promessas foram feitas por políticos sobre um provável legado após a copa do mundo, e em época de redes sociais fervilhantes, muitas inverdades foram espalhadas até que chagássemos as vésperas do evento com ameaças de protestos ante a realização dos jogos.

Galera, nunca precisamos de copa para viver na miséria, os mesmos que muitas vezes se opuseram a copa em seus perfil de facebook, são os mesmo que dizem que não gostam de política, e não se dão ao trabalho de fazer pesquisas de preço para pagar mais barato e forçar as baixas dos preços, esse (nós) ferramos muito mais nosso país do que a copa do mundo.

Precisamos perceber que a copa do mundo pro nosso país tem significado parecido com o que teve na África do Sul em 2010, somos um povo que tem sim educação, vaiamos hino de outros países, abandonamos nossa seleção no 1º tempo do jogo da semifinal: sim; mas mostramos que nossa receptividade, alegria, emancipação, não deixa nada a dever a nenhum país do mundo, tivemos sim ocorrências negativas, mas as positivas e maravilhantes foram muito maior em número e em qualidade, chega de complexo vira-latas, somos mais.



Um dos maiores sinais deste momento social que estamos vivendo é que, no elenco, o jogador mais aclamado do grupo, não foi o goleador, e sim o que mais revelou virtudes como garra, humildade, companheirismo, alegria, união, gratidão, humor, paz, entre tantos outros: David Luiz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário