Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, julho 27, 2017

Águas Passadas [Poema, Maria Helena]

Este texto belíssimo é uma colaboração da minha irmãzinha, Maria Helena, já está na gaveta há algum tempo, mas postamos aqui hoje para a eternidade, pois é o aniversário dela, uma das mulheres mais aguerridas e batalhadoras que podemos conhecer. Quem conhece a Maria Helena intimamente enxerga em cada verso suas vivências e lutas, quem não a conhece assim, ou nunca ouviu falar dela, enxerga sua própria linha da vida que corre como um rio profundo na nossa alma; este é um dos atributos do poeta, encontrar nas palavras significâncias que transpassam, como espadas do mais rígido aço, nossos coração de mais pura seda. 

Maria Helena, professora há 30 anos no município de Ourinhos/SP, trabalha na mesma escola há 25 anos; formada em matemática, biologia e pedagogia. Atua no Ensino  fundamental  e Educação  Infantil. Mãe  de dois filhos: Lúcia Helena, a caçula de 13 aninhos, e o Lucas, com 22. "Amo o que faço, sou idealista ainda acredito que a educação é o caminho para nossas crianças alcançarem  seus objetivos".

"Escrevi este poema na minha sala de aula, num momento de produção de texto dos meus alunos. Escrevi comparando a vida com as águas de um rio, pois passei por muitas coisas na vida, algumas percas, mas muitas conquistas no momento atual como o rio que sempre está  com suas águas renovadas."

Águas passadas

A vida é como um riacho
repleto de água corrente,
tanta coisa passa pela gente...

Dor, amor, saúde, doença,
tudo curado pela crença.
Ela passa com rapidez,
mas as recordações tem sua vez.

Recordações de um amor
que causou dor
Recordação de um nascer,
que causou florescer
Recordação de alguém,
que flui para o além.

As águas passam nas corredeiras.
A vida corre ligeira.
Tudo se renova, tudo é uma lição...
Quando o coração se abre,
Uma nova missão.



Maria Helena


Nenhum comentário:

Postar um comentário