Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, setembro 11, 2014

O 11 de Setembro e as ARTES [MUITO BOM]


O atentando as torres gêmeas no dia 11 de setembro completa 13 anos, muito se fala, e na verdade, pouco se sabe na realidade sobre o que realmente está por baixo das nuvens de fumaça e escombros dos prédios que foram ao chão. Existem fortes vertentes que afirmam que o próprio governo americano causou o atentado para usar como pretexto numa larga invasão no oriente médio, afinal aviões comerciais jamais ficariam tanto tempo fora de suas rotas sem a intervenção das autoridades competentes, realmente é algo a se cogitar.

Porém, não foi só uma nova ordem mundial, ou mudanças políticas causadas pelo ocorrido, as manifestações artísticas das mais variadas formas, também mobilizaram-se, algumas vezes podando-se, mas na maioria criando, inspiradas pelo fatídico dia.

No cinema:

Algo que ficou gravado nos cinéfilos foi a alteração do trailler do filme Homem-Aranha, que seria lançado àquela época, o vídeo havia sido lançado dias antes e tinha nas torres do World Trade Center seu principal cenário, confira:





Contudo o cinema criou muito em relação a data, existem inúmeros filmes que utilizam o momento histórico como pano de fundo ou como fato central, dentre eles vamos destacar dois:


Lembranças: O filme retrata a relação entre um pai e seu filho e ainda, uma irmã mais nova, extremamente conflituosa, que tem um desenrolar impactante, um enredo psicológico de muito bom gosto, mistura o "de sempre" do cinema americano, com uma densidade muito interessante.


Tão forte, tão perto: Filme com elenco e direção de peso, conta a história de um garoto de 9 anos que perdeu seu pai no atentado, e passa a tentar, junto com sua mãe, reconstruir sua existência apoiando-se principalmente em suas lembranças da relação paterna.

Nas HQ's

Um dos quadrinhos mais famosos lançados sobre o 11 de setembro traz o amigo da vizinhança e muitos outros heróis e suas reações diante os ataques.




Literatura

Entre os muitos títulos lançados sobre o tema, podemos destacar:


Extremamente alto e incrivelmente perto: Livro que baseia a produção do filme já citado acima, de valor literário e dramático muito peculiares, fala sobre a cidade de Nova York sobre uma perspectiva muitas vezes desconhecida. O mistério que o menino tenta desvendar vai lhe abrir muito mais do que uma porta, vai lhe abrir o mundo.



Homem em queda: Um homem que consegue sair das torres com vida, durante o ataque, leva consigo uma pasta que não é sua, e sua vida muda a partir do momento em que ele decide procurar o dono ou alguém relacionado com o objeto.

Nos games

Na época estava sendo lançado o GTA 3 (omg), que tinha nos seus gráficos, elementos da cidade de Nova York entre outras, as viaturas da polícia eram muito parecidas com a da cidade atingida, e foram modificadas para que não houvesse alusão com o evento.




No teatro

Gargólios – Dirigido por Gerald Thomas o espetáculo tem como ponto de reflexão o mundo depois dos atentados de 11 de setembro. Somos apresentados a uma espécie de banquete com seres confusos, em um lugar desconhecido.


Na arquitetura
A empresa holandesa MVRDV causou polêmica ao ter proposto um projeto de residencial de luxo, em Seul, capital da Coreia do Sul, que recorda o atentado terrorista, de 11 de Setembro de 2001, às torres gémeas de Nova Iorque.
Os arquitectos apresentaram o projecto, chamado "A Nuvem", que mostra duas torres semelhantes às de Nova Iorque, unidas por uma plataforma, com a altura de dez andares, colocada no mesmo local onde se deram os impactos dos dois aviões durante o atentado terrorista de 11 de Setembro de 2001, e que parece representar a explosão e o fumo causados por esses mesmos impactos.



Documentários

Como não citar o mais famoso? Assista aqui:




Mas com certeza, uma das maiores expressões foram através das charges:








 









Existem muitas outras obras e artistas que retrataram de maneira única os acontecimentos, nossa intenção não é construir uma lista completa, mas sim, as cerejas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário