Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, julho 10, 2010

Não Acomodar com o que Incomoda ..

Durante muitos meses, em minha frase de mensagem do msn, esteve a seguinte oração: “não acomodar com o que incomoda”, até que um dia uma amigo me perguntou de quem era a frase, eu disse simplesmente “é do Fernando Anitelli”, ele riu e disse: “aquele que não paga jabá?”...

Este mesmo, Fernando Anitelli, idealizador da trupe O Teatro Mágico, que desenvolve um trabalho realmente independente no cenário cultural do nosso país, fundadores do movimento MPB (musica para baixar), este grupo defende a idéia do livre acesso a cultura.

Assim, podemos pensar, “mas o que o artista vai ganhar se ele deixar o acesso ao seu trabalho livre pela internet para qualquer pessoa ter acesso?”. Mas, mesmo deixando seu trabalho disponível na internet para todos, o grupo “já vendeu mais de 200.000 cópias do primeiro cd, 80.0000 do segundo e 50.000 do dvd Entrada Para Raros – primeiro da banda.”

Eu mesmo tenho o DVD.

E já que a coragem de Fernando Anitelli faz com que o grupo cresça cada vez mais, sem a ajuda das mídias manipuladores de pensamentos e ações, e sem pagar jabá, eu estou me unindo as muitas mãos que estão construindo a divulgação do lançamento do segundo DVD do grupo, o titulo é mesmo do segundo CD: “Segundo Ato”.
 capa do DVD: Segundo Ato 

Na minha opinião, este DVD é uma valiosa obra musical e artística, pois trata na sua essência das nossas vidas e do mundo real que nos cerca.

O lançamento deste DVD será neste mês de julho, e a trupe mantém o projeto da musica livre, tanto que, se você quiser baixar as musicas do primeiro CD “Entrada para Raros” e do segundo CD “Segundo Ato” e também os conteúdos audiovisuais, e muitos outros trabalhos da trupe é só acessar o site do grupo site da trupe O Teatro Magico e baixar, é tudo livre, você compra se quiser e puder, senão entra lá e literalmente “pega” pra você, simples assim. (Alias este site já esteve aqui há algumas semanas atrás, numa de minhas dicas de sites como http://www.oteatromagico.mus.br/ ).

E se você quiser fazer parte dos shows de lançamento do DVD “Segundo Ato”, você pode acessar a agenda da trupe e se organizar para estar presente, com certeza serão memoráveis.

Quantos grupos e artistas que você conhece têm a ousadia de deixar seu trabalho livre para todo o seu publico?

E porque tanta empolgação com o lançamento do segundo DVD da trupe? Por que eu faço parte da trupe, com os milhares de admiradores pelo país ...isso mesmo, você leu certinho, eu faço parte da trupe, descobrimos isso quando iniciamos uma viagem ...

Dois amigos (Lucas e a Vi) propuseram – me que eu lhes desse carona até Assis para assistir o show do grupo Teatro Mágico, logo pensei: “Teatro Mágico? O que é isso ...?”, mas depois de tudo acertado, fomos para la, eu na verdade não sabia o que esperar, estava ali pela amizade e só de corpo presente, foi quando vi no meio da galera, uma garota com o rosto pintado ... o que ela estava fazendo ali daquela maneira? Momentos depois, uma voz, cuja o dono ainda não estava no palco, ressoou em nosso meio as palavras: “a poesia prevalece ... a poesia prevalece” e estas palavras (que eu ainda posso ouvir) despertaram todos meus sentidos de estudante e admirador da Literatura ... eis que surge a nossa frente o “menino – varrido – Fernando Anitelli”, e ali mesmo onde estava, o meu conceito de arte mudou completamente.

A literatura, a arte, a musica, a presença de palco e de publico numa apresentação, muita coisa que eu havia aprendido, converteu – se naquele momento dentro de mim, como eu não conhecia nada do grupo, prestei muita atenção em tudo, e ali, naquele mês de março de 2009 eu tive uma verdadeira epifania artística.

Logo ao final da apresentação fomos a lojinha, onde eles divulgam e vendem seu trabalho, e levei comigo um DVD do primeiro CD da trupe “Entrada para Raros” e um livro chamado “O Teatro Mágico em Palavras” e foi também quando conheci o trabalho da escritora Maíra Viana.

Mesmo sem saber, ali começou  uma viagem épica, que ainda não terminou, uma viagem por estradas e aventuras, musica e poesia, amizade e companheirismo, um épico de fazer inveja a Ulisses ...

Meses depois, em Junho de 2009, estávamos em Garça/SP, para acompanhar o grupo mais uma vez, tivemos a oportunidade de nos fazer íntimos do grupo, percebemos que não somos um publico e a apresentação não é um “show”, tudo o que ocorre numa apresentação do grupo Teatro Mágico, é na verdade um grande e único “momento de crescimento”, onde podemos refletir, através das canções – poesia e manifestações artísticas, sobre a realidade a nossa volta, sobre as variações lingüísticas, regionalismos, nossos indígenas, e também o homem da cidade grande, o miserável de matéria e o miserável de amor ... enfim, nos vemos refletidos nas palavras do grupo e somos levados a uma introspecção e isto nos cobra uma resposta após as apresentações, sobre o que fazemos e como agimos em nosso cotidiano.

Esta cobrança refletiu em minhas atitudes, pois o horizonte do  meu blog foi ampliado, a minha visão da arte foi modificada, consegui plantar a semente de um sarau na faculdade, mobilizar varias pessoas nesta idéia ... enfim ...

A ultima vez que estivemos frente – a – frente com o grupo, foi em Londrina/PR, em Julho de 2009, onde o Teatro Marista transformou – se naquela noite fria, em um oásis em meio a um mundo tão rendido a mídias e culturas de massa. Naquela noite fomos a forra, ouvimos as idéias da trupe como se nunca tivéssemos ouvido, todos os sentidos voltados para aquele momento, as vozes ainda ecoam em nossos ouvidos, o calor da pirofagia ainda esta em nossa pele ... Levei uma cédula de R$ 1,00, e nela grifamos a palavra “real” e escrevi “dignidade”, formando a frase “dignidade real”, joguei esta cédula no chapéu do “homem de papelão”, na tentativa de transmitir para o Rober e para a trupe de que compreendemos a mensagem da canção, e de que acreditávamos que o dinheiro é pouco para devolver a dignidade de alguém, que a dignidade é algo real, que pode ser doado, mas não pode ser vendido nem comprado.

As canções do grupo tornaram – se hinos em minha casa, as palavras da “Menina da Arvore” estimularam meus conhecimentos, cheguei a publicar e apresentar um artigo na faculdade sobre o segundo livro de Maíra Viana “O Menino – Varrido”, onde eu tive o prazer de contar com a ajuda da própria autora para execução deste artigo, através de e-mails ela me orientou e respondeu com muita jovialidade minhas inúmeras perguntas (Obrigado), e assim me tornei não um fã do grupo Teatro Mágico, mas me tornei parte do grupo, pois é assim, como disse Fernando Anitelli: “O publico é uma extensão da trupe (...) o publico sentiu em nós uma VERDADE (...) eles defendem nossos ideais de mídia livre”

Há muitas e muitas outras historias, amizades e enriquecimentos que ocorreram em nossas vidas depois do surgimento do Teatro Mágico em nosso meio, e estes são os motivos pelos quais eu acredito que “nós nos merecemos em algum plano” e, talvez, vocês também se mereçam a trupe.

Amigões, para quem não conhece o trabalho da trupe, muito do que eu disse não faz o mínimo sentido, mas para quem sabe do que eu estou falando compreende bem o significado destas palavras, então se você se deu o trabalho de vir até aqui, va conhecer o trabalho dos caras, pois vale muito a pena. 

fotos dos momentos que passamos juntos.

ACREDITE - SE 

Estou, através do blog colaborando com a divulgação do lançamento do DVD "Segundo Ato", através de uma panfletagem virtual ...


Os shows de lançamento estão organizados, serão estes:


Show de lançamento do dvd  “Segundo Ato” no Rio de Janeiro
Data do Show: 16/07/2010
Horário do Show:  à partir das 21h
Local do Show: Fundição Progresso
Endereço: Rua dos Arcos, 24 -  Lapa – Rio de Janeiro
Pontos de Venda: Lojas South, Barra Shopping – 2431-8909, Botafogo Praia Shopping – 2237-9275, Plaza Shopping Niterói – 2620-6769, Ilha Plaza Shopping – 2463-7521, Iguaçu Top Shopping – 2666-7701,  Shopping Tijuca – 2234-3801, Lojas Banco de Areia, Shopping Leblon – 2239-3444 e Rio Sul – 3873-0969.


Show de Lançamento do dvd “Segundo Ato” em São Paulo

Data do Show: 18/07/2010

Horário do Show: 19h

Local do Show: Carioca Club
Endereço: Rua Cardeal Arcoverde, 2899, Pinheiros – São Paulo
Pontos de Venda: No próprio Carioca Club e através do site: www.ingressorapido.com.br
Valores dos Ingressos: 1° Lote: R$ 25,00 (Meia e Promocional)/2° Lote: R$ 30,00 (Meia e Promocional)



3 comentários:

  1. Lendo este texto é que me inspiro a cada dia ir em busca de conhecimento e tambem me sinto orgulhosa pelo primo querido que tenho..Pude conhecer o trabalho da trupe na casa dele e hoje sou uma admiradora do pessoal do Teatro Magico, não sou tao boa com as palavras mas nao poderia deixar de dizer que aprendi e aprendo muito com as letras da trupe..bj

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela publicação. Continue na militância por um jornalismo mais livre e democrático. Essa luta é nossa! abraço
    Confira nosso blog;
    http://www.realidadesocialemfoco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. To contigo...Teatro Mágico é tudo isso mesmo, conseguem me fazer bem. Parabéns pela vitória! Texto excepcional!

    ResponderExcluir